02 dezembro, 2006

A hora e a vez do Centro de Estudos

No início do ano de 2003, assumia a direção geral do Hospital de Messejana o Dr. Petronio de Vasconcelos Leitão. Ex-residente da Pneumologia deste hospital, o novo diretor retornava a esta instituição para ocupar o seu cargo maior. Onde viria a aplicar a larga experiência de administrador, forjada em outras entidades públicas que dirigiu - como o IJF, por exemplo.
Quando da composição do quadro de chefias da sua administração fui um dos convidados. Para presidir o Centro de Estudos do Hospital de Messejana, o que considerei muito honroso. Ao rememorar os nomes daqueles que, ao longo da história do hospital, estiveram presidindo o centro.
Agora, encontrando-me no quarto ano deste (en)cargo, me dou a reflexões. Houve projetos: uns realizados e outros não. Estes últimos, por conta de situações que comprometeram a funcionalidade do setor. Quando, por exemplo, dependências do centro tiveram de ser cedidas para o funcionamento temporário de outros setores. Os quais, com tantos problemas acumulados ao longo do tempo, estavam a necessitar de reformas.
De reforma em reforma, chegou a hora e a vez do próprio centro de estudos. Que foi contemplado com uma ampla melhoria em suas instalações físicas, aquisição de mobiliário e de equipamentos. Numa dimensão jamais acontecida no setor, o que, na condição de membro do corpo clínico do hospital, nos últimos 30 anos, posso aqui testemunhar.
As inaugurações estão previstas para este mês. E eu retorno ao assunto, para dar a descrição de como vai ficar o Centro de Estudos do Hospital de Messejana.

Nenhum comentário: