06 janeiro, 2007

Do diploma ao canudo

Diploma é uma palavra que contém “diplo”, uma raiz grega que expressa a idéia de duplicidade. Como acontece a outras palavras, de uso corrente em nosso idioma, que foram criadas a partir desta raiz. Inclusive várias que pertencem ao jargão médico: diplofonia (voz em duas tonalidades), diplopia (visão com duas imagens), diplococos (cocos aos pares) etc.
Como diploma é documento que dificilmente se emite em dobro, acredito que a inspiração para o termo tenha outra origem. O tamanho do papel, como a pedir para ser amassado ou rasgado. De modo que o portador do diploma, a fim de evitar tais ocorrências, logo optava por dobrá-lo ao meio.
Ao meio significa: dobrar apenas uma vez. Dobrar mais vezes é praticar a arte do origami.
Um dia, porém, houve um diplomado que teve idéia melhor. Enrolar o diploma, transformando-o em canudo – um canudo de papel!
Quem? Onde? Quando? Ah, pouco se sabe a respeito do fato transformador.
Com certeza foi antes da música do Martinho da Vila.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr. Paulo, cheguei aqui através de um comentário seu no blog do colega Nonato Albuquerque. Devo confesar que me perdi aqui durante horas em textos absolutamente geniais. Gostei muito de tudo o que lí até agora e pretendo voltar para desbravar os arquivos e passar meu tempo diante de tão agradável leitura. Um grande abraço

Nivaldo Ribeiro

Anônimo disse...

Patrabéns. Foi preciso que vc se anunciasse para que eu descobrisse o excelente blog que é o seu. Fiquei admirador e já o incluí entre os meus favoritos.
Paz e Bem. Sempre