27 janeiro, 2007

Escuta, Zé Vintém (*)

A Sabesp, que tem como principal acionista o governo do Estado de São Paulo, criou uma adutora até o iFHC, o Instituto Fernando Henrique Cardoso. Ao qual, com o bombeamento tucano de que o órgão público dispõe, já fez chegar quinhentos mil reais. Uma enxurrada de dinheiro, sob as benesses da Lei Rouanet, a fim de que o instituto preserve a memória de seu fundador.
Técnicamente, essa adu(ba)ção financeira é considerada legal. Moral, a meu ver, é que não; são outros quinhentos. Outros quinhentos mil reais, reparo a tempo. A doação não aconteceria se não houvesse uma contrapartida governamental. Chamemos isso de renúncia fiscal.
E FHC mira-se, em parte, no ex-presidente Bill Clinton que tem a sua Organização Não Governamental. Uma ONG com a qual, por exemplo, Clinton ajuda financeiramente a pesquisa da cura da AIDS. Enquanto FHC usa a sua OEG (Organização Ex Governamental) para a auto-contemplação do umbigo – momentos em que se vê um salvador da pátria. E, nesses transes narciso-oníricos, sempre que é interrompido não dá outra. Ele parte para desancar o governo Lula.
É no iFHC que ele guarda os papeluchos de seu inditoso governo. Até que possa digitalizá-los para atormentar a posteridade. E o projeto todo está orçado em 8 milhões de reais.

(*) Zé Vintém é primo de Zé Ninguém. Um pouco melhor na vida do que o segundo Zé, virou contribuinte.

Fonte: terramagazine

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr. PG, continuo por aqui me deliciando com seus textos. Muito obrigado pela referência feita no post "Na Blogosfera - 1". Estive uns dias sem atualizar o COL devido a um problema técnico com meu cable modem e à burocracia da NET Fortaleza em instalar um novo. Mas foi bom sair um pouco do mundo virtual e cair no real. Aproveitei para por a vida em dia, rever alguns amigos e ir ao cinema, coisa que não fazia há meses. Agora estou de volta. Um grande abraço e bom fim de semana!

Anônimo disse...

mais informações sobre o patrocinioduto da Sabesp:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1352138-EI6578,00.html