01 março, 2007

Qualidade do PSF no Ceará

Mauro Serapioni e Marcelo Gurgel Carlos da Silva (*), professores do Curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acabam de lançar o livro “Qualidade do Programa de Saúde da Família no Ceará – uma Avaliação Multidimensional”, em que os dois autores expõem os seus estudos realizados, no ano de 2002, sobre a qualidade da atenção de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) que atuavam em dez municípios (pertencentes a 5 microrregiões de saúde) do estado do Ceará.
O livro está dividido em três partes. Na primeira parte, são apresentados o contexto do estudo, os princípios da avaliação da qualidade em saúde, em seus aspectos teóricos e conceituais, e o desenho metodológico utilizado no trabalho. Na segunda parte, são mostrados os resultados da pesquisa com as análises da estrutura e do processo de trabalho no PSF e a qualidade do atendimento sob as perspectivas dos profissionais, gestores e pacientes. Na terceira parte, o trabalho se completa com as discussões e as conclusões que são desenvolvidas pela comparação das diferentes visões de qualidade.
Ressalte-se que, para a realização deste estudo, os autores adotaram o modelo de análise multidimensional elaborado por Avedis Donabedian e John Ovretveit, dois sanitaristas reconhecidos em nível internacional.
É uma obra que tem 98 páginas, para a sua realização contou com o financiamento parcial da FUNCAP e o apoio técnico e financeiro complementar da ESP, e foi editada pela UECE. Na capa da frente do livro, bem a propósito, há a reprodução da foto de um atendimento domiciliar por componentes de uma equipe do PSF.

(*) Marcelo Gurgel é irmão do editor deste blog

Serviço: Serapioni, M; Silva, M.G.C. Qualidade do programa saúde da família no Ceará – uma abordagem multidimensional. Fortaleza: Editora da UECE, 2006.

Nenhum comentário: