20 maio, 2007

Caminhando e aprendendo – 9

O MURO GRAFITADO
Na minha caminhada de ontem no Parque do Cocó levei a máquina fotográfica. Para registrar em fotos um muro lá existente em que se vêem desenhos de grafite. Feitos esses trabalhos por ocasião do I Concurso de Grafitagem Ambiental, promovido pela Semace, do qual participaram cerca de 15 grafiteiros de nossa cidade.
Situado num dos limites do parque, o muro pertence a uma construtora que ergue edifícios no terreno vizinho. A julgar pelo que já ocorreu em outra parte do muro, pressinto que esta parte, onde tem a grafitagem, está com os seus dias contados. Virá abaixo a fim de que, em seu lugar, se instalem grades. E não creio que demore a demolição, os novos prédios que confrontam com o muro estão prestes a serem concluídos.
A construtora, por sinal, foi uma das entidades promotoras do concurso de grafitagem. Mas o patrocínio, que a mesma deu ao evento, não vai livrar a cara do muro. Chamemos isso de “a força da grana que ergue e destrói coisas belas”.
OK, eu tenho que ser realista. Não podendo preservar o muro, salvo umas tantas cópias fotográficas desses desenhos. Serão recordações da arte que um dia existiu no local.

Nenhum comentário: