15 junho, 2007

Bar NB

Encontro-me com alguém num elevador. É uma mulher, aí pelos 50 anos de idade, que abre um sorriso largo em minha direção, como a demonstrar que me conhece. Conhecemo-nos. É Natércia Benevides, que cantava na noite de Fortaleza nos anos 70 e 80. Não nos víamos há muito, muito tempo.
Já no saguão do edifício, lembro-me de lhe perguntar sobre Iara, outra cantora da época. Boa notícia. Natércia me assegura que a cantora negra está viva, aparentando gozar saúde. E até me dá as coordenadas do local em que Iara pode ser encontrada. Ficou esse lapso de informação quando escrevi sobre o Nick Bar (arquivo de maio, dia 13).
O encontro casual com Natércia trouxe-me à lembrança que esta cantora também já teve uma casa noturna no Mucuripe. Funcionou na sobreloja do edifício Marinho de Andrade, na avenida Beira-Mar (hoje avenida Presidente Kennedy). Com um nome de duplo sentido: NB. Que tanto podia significar Natércia Benevides quanto Nosso Botequim.
Além de proprietária, Natércia era a principal atração dessa casa noturna. Com a sua afinada voz, cujo timbre lembrava a de Gal Costa (de quem Natércia inclusive adotava uma parte do repertório), e a sua radiante presença em cena. Outros nomes também subiam ao pequeno palco do bar NB. Como a cantora Ana Fonteles (que gravou disco solo) e o violonista Lima que a acompanhava, o Borrão e o Cláudio Costa, este último um exímio violonista. Portanto, um time de instrumentistas para lá de encorajador ao boêmio que, depois de algumas libações, também desejasse soltar a voz.
Foram momentos bem agradáveis os que eu passei no NB. Um bar que a mó do tempo, impiedosamente, fez desaparecer de nossa cidade.


Ilustração: óleo sobre tela (sem título) de Di Cavalcanti, 1959
Fundo musical: Canta Brasil, de Alcyr Pires Vermelho e David Nasser, na voz de Gal Costa. Aqui.

Um comentário:

. disse...

Todas as vezes que entro num elevador, declamo...mentalmente esta trova que li por aí:

SORRIDENTE A BELA ARTISTA
AO ENTRAR NO ELEVADOR
DISSE PARA O ASSESSORISTA:
VAMOS PRO QUARTO SENHOR!
--------
A braço S