11 setembro, 2007

Nova Jaguaribara e Castanhão

Nova Jaguaribara, a primeira cidade planejada do Ceará, fica a cerca de 250 quilômetros de Fortaleza, com o acesso terrestre se fazendo pela rodovia federal BR 116. Esta cidade foi feita para receber a população urbana removida da “velha” Jaguaribara, que seria inundada pela barragem das águas do Rio Jaguaribe quando da construção do Açude Castanhão. Inaugurada em 2001, a cidade de Nova Jaguaribara tem uma população atualmente estimada em 10 mil pessoas. E apresenta a sua vida econômica fortemente ligada à presença do Castanhão, com o qual já forma um importante pólo regional de atração turística.
Construído pelo Governo Federal, através do DNOCS, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o Açude Castanhão tem a capacidade de acumular em seu lago até 6,7 bilhões de metros cúbicos de água (atualmente retendo 3,8 bilhões).
Traz o Complexo do Castanhão para o Estado do Ceará os seguintes benefícios:
1) Agricultura irrigada em milhares de hectares de terras férteis de Nova Jaguaribara e de outros municípios da região jaguaribana.
2) Desenvolvimento de projetos de piscicultura, incluindo-se a criação de peixes em cativeiro, o beneficiamento e a comercialização do pescado, além do artesanato feito a partir do couro da tilápia.
3) Controle das cheias do Rio Jaguaribe.
4) Fornecimento de água para o Canal da Integração, o qual já se encontra parcialmente construído (até Morada Nova).
5) Geração de energia elétrica (obra ainda por executar).

Nenhum comentário: