05 setembro, 2007

Uma mostra sobre o violão

Com o nome de “A História do Violão”, o Serviço Social do Comércio (SESC), através de seu departamento regional no Ceará, promove aqui em Fortaleza, no período de 3 a 11 de setembro, uma mostra com 24 réplicas de instrumentos musicais. É o objetivo principal desta mostra traçar um panorama evolutivo do violão contemporâneo, a partir dos instrumentos de cordas (alaúdes, violas, guitarras) que, ao longo dos últimos séculos, lhe deram a origem.
Aprende-se na visita à exposição, por exemplo, que o violão moderno foi uma criação do grande luthier Antonio Torres. Um espanhol de Sevilha que, em 1850, para a confecção deste instrumento, estabeleceu o seu formato (em oito) e as dimensões da sua caixa de ressonância; o reforço de sua estrutura por um leque radial sob o tampo; o seu atual comprimento e, por conseguinte, o tamanho útil de suas cordas; e que estas seriam não dobradas, em número de seis.
Logo abaixo, a fotografia de uma réplica do violão Torres.


Local da exposição: SESC – SENAC Iracema, na rua Boris, nº. 90c (próximo ao Centro Cultural Dragão do Mar). Informações: 3452 9066.
A entrada é franca.

Nenhum comentário: