13 setembro, 2007

Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros no Brasil abrange uma grande área onde estão as bacias do Rio do Peixe e do Rio Piranhas, no sertão paraibano. Já foram identificadas nessa região 330 ocorrências fósseis relacionadas a animais do Período Cretáceo. No município de Sousa, numa localidade (Passagem das Pedras, na antiga Fazenda Ilha) em que algumas pegadas de dinossauros ficaram mais evidentes, foi instalado o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros.
É uma espécie de parque paleontológico com museu, trilhas, abrigos, pontes, observatórios e algumas réplicas de dinossauros. O aparato do parque tem a finalidade de permitir que as pegadas locais dos dinossauros possam ser vistas pelos visitantes, sem prejuízo para a preservação das mesmas. Há inclusive um canal de desvio para o Rio do Peixe de modo a evitar que este, em suas enchentes, venha a cobrir essas pegadas, danificando-as.
No Monumento Natural existem dois sítios de pegadas de dinossauros, produzidas há 110 e 120 milhões de anos. Foram as primeiras delas descobertas – em caráter científico – pelo engenheiro de minas Luciano Jacques de Moraes, na década de 20. Anteriormente, essas impressões no leito do Rio do Peixe eram já do conhecimento de alguns moradores da região (como sendo “pistas de boi” e “pistas de ema”).
Ficando algum tempo no esquecimento, as descobertas científicas de Moraes só receberam nova atenção, a partir de 1975, quando o pesquisador Giuseppe Leonardi retomou os estudos paleontológicos da região do Rio do Peixe.
Leitura complementar, aqui.

Nenhum comentário: