28 julho, 2008

Leituras recomendadas em silicose

Para os profissionais e estudantes da área de saúde que pretendem fazer monografias sobre a silicose, ou que apenas desejam conhecer melhor esta enfermidade, recomendo ler sobre o assunto nas seguintes fontes:
No livro de René Mendes, "Patologia do Trabalho" (pela Editora Atheneu), que é uma espécie de bíblia da medicina do trabalho no Brasil.
Nos livros de textos de pneumologia como o de Affonso Tarantino, o de Newton Bethlem e o de Luiz Carlos Corrêa.
No site Sílica e Silicose, do Portal da Fundacentro que, em sua seção Publicações, disponibiliza vários artigos e livros sobre o tema. Dentre estes últimos, o "Sílica - Manual do Trabalhador" e o "Pneumoconioses", do Ministério da Saúde.
Na página web da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em sua seção Publicações, o consenso de "Doenças Respiratórias Ambientais Ocupacionais", de 2006. Também no "Jornal de Pneumologia", editado pela SBPT nos formatos impresso e eletrônico, alguns números que trazem artigos assinados por Ana Paula Scalia, Antonio de Deus, Eduardo Algranti, Eduardo Capitani, Márcia Alcântara e outros.
No site Pneumoatual, em sua seção Temas, o artigo de Ericson Bagatin intitulado "Doenças Pulmonares Ocupacionais", que é apresentado sob a forma de perguntas e respostas e com uma prova de auto-avaliação final. Todavia, o acesso deste site é restrito a médicos e estudantes de medicina.
E, ainda, nos grandes motores de busca na internet: Bireme, Lilacs, Scielo Brasil, PubMed, Colaboração Cochrane (para ensaios clínicos e revisões sistemáticas) e no onipresente Google.

Links >
www.fundacentro.gov.br
www.sbpt.org.br
www.jornaldepneumologia.com.br
www.pneumoatual.com.br

P.S. >
Neste modesto blog (sem a intenção de compará-lo com as fontes acima citadas na abordagem do tema da silicose) já existem dez notas a respeito. Para vê-las, o interessado deve preencher o"pesquisar blog" com a palavra "silicose" e a seguir teclar "enter".
Bom proveito!

Nenhum comentário: