09 abril, 2009

Aspectos epidemiológicos do tabagismo

"Atualmente, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, somente no ano de 2008, aproximadamente 5 milhões de pessoas morreram devido ao cigarro, número bem superior à somatória dos óbitos provocados pela tuberculose, AIDS e malária. Se nenhuma medida urgente for tomada, no ano de 2030 teremos mais de 8 milhões de óbitos relacionados ao tabagismo e, em todo século 21, o número de mortes deve alcançar a quantidade assustadora de um bilhão. Em face desses números alarmantes, a OMS classificou o tabagismo como uma epidemia global.
Para tentar conter o tabagismo em todo o mundo, a OMS coordena um tratado internacional multilateral denominado de “The WHO Framework Convention on Tobacco Control”, que elaborou um programa para auxiliar os países na redução do fornecimento e do consumo de tabaco. Este programa se baseia em seis diretrizes, que receberam o nome MPOWER:

  • M – monitorar o consumo do tabaco e as políticas de prevenção do tabagismo;
  • P – proteger as pessoas do tabagismo secundário;
  • O – oferecer ajuda para auxiliar no abandono do tabagismo;
  • W (warn) – informar as populações sobre os perigos do tabagismo;
  • E (enforce) – reforçar a proibição de propaganda e campanhas de marketing favoráveis ao tabagismo;
  • R (raises) – aumentar os impostos sobre os produtos do tabaco.

Quando completamente implementadas, essas seis ações teriam a capacidade de prevenir o consumo de cigarros entre os jovens, auxiliar os tabagistas a cessarem com este hábito e proteger os não-fumantes do tabagismo passivo. Neste boletim iremos apresentar os dados epidemiológicos mais recentes disponibilizados pela OMS e, especificamente, alguns dados brasileiros."

(extraído do Pneumo Atual Express News Nº 198, de 03/04/09 - um boletim de website com acesso restrito a médicos e estudantes de medicina)

Nenhum comentário: