18 julho, 2009

O pintor do sonho norte-americano


É cativante esta imagem, não?
É a reprodução de "Doctor and the Doll", um Rockwell que a gente identifica sem pestanejar.

Norman Rockwell (1894-1978) foi um pintor e ilustrador muito popular em seu país, os Estados Unidos da América. Em virtude das centenas de capas que ele fez, durante mais de quatro décadas, para a revista The Saturday Evening Post e das pinturas em que ele registrou as cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.
Nenhum outro desenhista ilustrou de forma tão soberba o american way of life.
Seus desenhos e pinturas são famosos pela meticulosidade e pela exatidão das cores e traços. Ele gostava de dar especial atenção às expressões faciais, as quais eram por ele capturadas de um modo algo caricatural.
Uma pequena história que serve para mostrar a importância de Norman Rockwell. Certa vez, o curador do Museu Metropolitano de Nova Iorque, Robert Halen, pediu um de seus quadros para o acervo da instituição, acrescentando que "qualquer um servia". Ao ser perguntado porque aceitava qualquer dos quadros de Rockwell, Robert Halen respondeu candidamente:
"Daqui a mil anos as pessoas talvez desejem saber como era a aparência dos norte-americanos do século XX. Por isso achamos que seria conveniente ter um Rockwell".

Nenhum comentário: