05 julho, 2009

"O Relógio da Vovó"

Luis Nassif, em seu site, chama a atenção para esta música: "O Relógio da Vovó". É uma espécie de elo perdido da bossa nova, pois nela já existiam a batida e a forma de harmonizar que, a partir do histórico disco "Chega de Saudade"(1958), caracterizariam esse gênero musical brasileiro (que ganhou o mundo). Na segunda parte da música, há inclusive alguns compassos que lembram um trecho da melodia de "Desafinado", canção de Tom Jobim e Newton Mendonça.
A gravação de "O Relógio da Vovó", feita pelo Trio Surdina em 1953, não diminui os méritos do grande João Gilberto. Mas serve para demonstrar que a bossa nova não foi uma ruptura, porém uma enriquecedor processo de renovação dentro da música popular brasileira.
Mas quem foi o Trio Surdina? Um trio musical que, no período de 1951-55, teve em sua formação estas "feras": Fafá Lemos (violino), Chiquinho do Acordeom e o genialíssimo Garoto (violão). Os três também compuseram essa música.


O músico Jorge Mello, em seu blog (que descobri recentemente), traz um bem documentado artigo sobre o Trio Surdina. Aqui.

Nenhum comentário: