27 setembro, 2009

"Je t'aime... moi non plus"

Ao médico oftalmologista Nelson José Cunha que, após examinar uma partitura publicada em Entrementes (dia 22), através de um sofisticado programa de OCR (Optical Character Recognition), me alertou para esta preciosidade.


Em 1968, Serge Gainsbourg compôs "Je t'aime... moi non plus", uma canção explicitamente erótica que ele gravou com Brigitte Bardot. Com o fim da relação entre os dois, Bardot pediu a Gainsbourg que não divulgasse a gravação que haviam feito, e ele, um perfeito gentleman, atendeu o seu desejo.
No entanto, em 1969, fez uma nova gravação de "Je t'aime... moi non plus", dessa vez com Jane Birkin, e que foi lançada no álbum "Jane Birkin & Serge Gainsbourg". A letra erótica de Gainsbourg, tendo ao fundo os suspiros apaixonados de Birkin, causou um grande escândalo na época. A imprensa conservadora atacou a mensagem obscena contida na canção, muitas estações de rádio a baniram de suas listas de execuções e o Vaticano publicou uma nota condenando a sua natureza imoral.
Isso tudo, porém, trouxe uma grande publicidade gratuita para a canção, que vendeu um milhão de cópias em poucos meses. Protagonistas do escândalo do ano, Gainsbourg e Birkin tiveram as vidas e a relação entre ambos intensamente investigadas pela mídia. Na atualidade, pode-se dizer que "Je t'aime... moi non plus" ainda é um hit, pois o vídeo dessa canção, inserido no YouTube há apenas dois anos, já está prestes a alcançar os três milhões de acessos.

Nenhum comentário: