04 dezembro, 2009

A tese do coelho

Num lindo e ensolarado dia, o coelho deixa sua toca e põe-se a trabalhar ao ar livre com seu laptop. Pouco depois, passa por ali uma raposa. Apesar de faminta, ao ver o coelho tão absorto naquele trabalho, ela fica bastante intrigada.E, antes de abocanhá-lo, resolve lhe perguntar:
- Coelhinho, o que você está fazendo aí tão concentrado?
- Estou preparando a minha tese de doutorado - responde o coelho, sem tirar os olhos da tela de seu laptop.
- Hum... e qual é o assunto de sua tese?
- Ah! É uma teoria para provar que, nós, os coelhos somos os predadores das raposas.
A raposa fica indignadíssima:
- Ora, isso é ridículo! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
- Absolutamente! Venha comigo à minha toca e eu lhe mostro a minha prova experimental.
O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois, ouvem-se alguns ruídos indecifráveis, berros, grunhidos e... Paira o silêncio. Em seguida, o coelho volta, sozinho, e retoma os trabalhos de sua tese como se nada tivesse ocorrido.
Meia hora depois, passa um lobo. Ao ver o coelho tão distraído, agradece mentalmente a cadeia alimentar por ter lhe garantido o almoço. No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhar assim tão concentrado. E resolve, então, antes de devorá-lo, saber do que aquilo se trata:
- Olá, jovem coelhinho. O que o faz trabalhar tão arduamente?
- Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo, a qual servirá para provar que nós, coelhos, somos os predadores de muitos animais carnívoros, inclusive dos lobos.
O lobo não se contém e ri-se da petulância do coelho.
- Ah, ah, ah, ah, coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isto é um despropósito. Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores dos coelhos. Aliás...
- Desculpe-me, mas se você quiser eu posso lhe apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de me acompanhar até minha toca?
O lobo mal consegue acreditar na sorte que vai ter. Então, ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois ouvem-se uivos desesperados, agonizantes, ruídos de mastigação e... Paira novo silêncio. Mais uma vez o coelho retorna sozinho, intacto, e volta ao árduo trabalho de redação da sua tese de doutorado como se nada tivesse acontecido.
Dentro da toca do coelho, o que se vê é uma enorme pilha de ossos ensanguentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de restos mortais do que já foram lobos. Entre as duas pilhas, a presença de um enorme leão, satisfeito, bem alimentado, sonolento, a palitar os dentes.
Conclusão da tese
Não importa quão absurdo é o tema de sua tese. Não importa se ela não tem o mínimo fundamento científico. Não importa se os seus experimentos não provam a sua teoria. Não importa nem mesmo se as suas idéias vão contra o mais óbvio bom senso. O que importa é... QUEM É O SEU ORIENTADOR?!
Fonte: Internet (texto reescrito)

Nenhum comentário: