30 janeiro, 2010

A peleja do poeta Carioca com o Maestro Soberano

Desde que Chico Buarque compôs suas primeiras músicas, Wagner Homem, um paulista de Catanduva, inscreveu-se entre seus grandes admiradores. Atuando na área da Tecnologia da Informação, Wagner um dia propôs a Chico a criação de um site pessoal, que contivesse toda a sua obra. Com o layout aprovado e todo o conteúdo revisado pelo próprio Chico, o site estreou em 1998, e desde então já ganhou três prêmios iBest. No link denominado "Notas", colocado para incrementar o site, Wagner passou a divulgar fatos interessantes que ouvia ou lia a respeito da obra de Chico. Esta seção, em face do grande interesse que despertou nos internautas, cresceu tanto que virou o livro "Histórias de canções: Chico Buarque".

A Maristane Fernandes, que me presenteou com um exemplar do livro, o meu agradecimento. Como a amiga pode ver, esse presente já está sendo utilizado.

Retrato em branco e preto
-------------(...)
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão.
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração.
(Tom Jobim - Chico Buarque)
"A canção de Tom Jobim, feita em 1965, chamava-se 'Zíngaro' - porque Tom, vivendo nos Estados Unidos, sentia-se como um cigano - e, já havia sido gravada no LP A Certain Mr. Jobim, com a participação do arranjador alemão Claus Ogerman. Tom passou a Chico diversas músicas desse álbum, e a primeira letra que saiu foi 'Retrato em branco e preto'.
Nos primórdios da parceria, estimulada por Vinicius de Moraes, Tom Jobim pouco palpitava, o que viria a acontecer com muita frequência quando o tempo e a intimidade permitiram. Chico atribui a benevolência e a tolerância iniciais ao paternalismo do maestro, que queria dar uma forcinha ao jovem letrista. Mesmo assim houve discussões.
Quando o Qarteto em Cy estava para gravar a canção, Chico decidiu mudar a expressão 'peito tão marcado' por 'peito carregado', e explicou ao parceiro que 'tão' havia sido uma muleta para completar as sílabas da canção. A alteração foi aceita, mas logo depois o maestro telefonava pedindo que mantivesse a versão original, porque 'peito carregado' tinha também a conotação de tosse. Chico cedeu.
Em outra ocasião, Tom teria dito a Chico que ninguém fala: 'retrato em branco e preto' e que a expressão correta seria 'retrato em preto e branco'. Ao que Chico teria respondido: 'Então tá. Fica assim: Vou colecionar mais um tamanco / Outro retrato em preto e branco'. Diante de uma tamancada tão convicente, Tom entregou os pontos."
In: "Histórias de canções: Chico Buarque", de Wagner Homem.

Vídeo


Nenhum comentário: