14 março, 2010

O valor do pi

O pi, que resulta da relação do perímetro de uma circunferência por seu diâmetro, pertence à categoria dos números irracionais. Na maioria dos cálculos simples, pode ser utilizado com o valor aproximado de 3,1416 e, numa boa parte das calculadoras científicas, o seu valor é aproximado para um número de oito dígitos, o 3,1415927. E, para os cálculos de alta precisão, o pi pode ser ainda um número com até 31 casas decimais.
De Arquimedes (250 a.C.), que utilizava o pi com apenas três casas decimais, a 2010 essa constante tem crescido constantemente. Assim é que já dispomos de um pi com 2.699.999.990.000 casas decimais, obtido por Fabrice Bellard. Ler aqui o documento em que esse autor anuncia o seu recorde para o mundo.
Mas... precisaremos desse exatidão toda?
Leio no Microsiervos que com um pi de cinquenta decimais poderíamos calcular o perímetro do Universo - com uma precisão do tamanho de uma partícula subatômica!
Então, falta só quem dê a martelada que dobre finalmente a ponta desse pi.

O Dia do Pi (Pi Day)
É comemorado hoje, 14 de março (3/14 na notação norte-americana), por ser 3,14 a aproximação mais conhecida do pi. E sendo também o dia de nascimento de Albert Einstein, esta coincidência atrai os fãs das ciências exatas às comemorações. Há uma tradição de comer tortas nessa data. Talvez porque, em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) apresentem pronúncia idêntica. Mas, como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.

3.14 = PIE
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: