10 julho, 2010

Como surgiu o zíper?

Foi o engenheiro e inventor americano Whitcomb Judson quem registrou em 1893 a primeira patente de um feixe tipo zíper, para substituir os laços das botas de cano alto. Era ainda um artefato rudimentar – uma sequência de ganchos e furos. Talvez por isso, passou despercebido. Dezessete anos passaram-se até aparecer o zíper moderno, obra do engenheiro sueco-americano Gideon Sundback. Mas os primeiros fechos davam dor de cabeça: Não era fácil fechar os colchetes e havia a necessidade de descosturá-los antes de lavar as roupas, para evitar a ferrugem. Essas dificuldades foram resolvidas com o uso de novos materiais nas zipper boots, criadas em 1923 pelo famoso fabricante de pneus B.F. Goodrich – o mesmo, por sinal, que cunhou o nome zipper, baseado no som que fazia ao fechar as suas botas de borracha.

Na ilustração: Como funciona
o zíper (segundo EntreMentes)

+ informação
Em 1993, os cientistas James F. Nolan, Thomas J. Stillwell e John P. Sands Jr. concluíram o seu trabalho "Gestão Aguda de Pênis Presos no Zíper" (Acute Management of the Zipper-Entrapped Penis). Por essa misericordiosa pesquisa, eles foram os agraciados do ano com o Prêmio IgNobel de Medicina.

24/04/2012 - Atualizando...
O Google presta hoje (24/04/2012) uma homenagem ao engenheiro elétrico Gideon Sundback, inventor do zíper. Para celebrar o aniversário dele, que nasceu em 24 de abril de 1880, o maior site de buscas do mundo transformou seu logo em uma zíper virtual.
O internauta pode clicar sobre a imagem e “abrir” o zíper, que resulta na página de buscas sobre Sundback.

Nenhum comentário: