11 novembro, 2010

"Pílulas do mato"

Minha avó Almerinda costumava fazer referências a elas. Eram muito populares e, nos meus tempos de menino em Otávio Bonfim, podiam facilmente ser compradas nas mercearias do bairro. Mas não tinha a menor ideia para que as tais "pílulas do mato" serviam. E se persisti nessa ignorância foi porque jamais perguntei isso à minha avó.
Muitos anos depois, ao trabalhar como médico no Hospital de Messejana, vim a conhecer Dr. Jorge Matos. Uma grande figura humana que chefiava o serviço médico-assistencial da instituição. Corrigiu-me ele o nome do medicamento: de "pílulas do mato" para... "Pílulas do Cirurgião Dr. Matos", explicando-me ter sido esse cirurgião um bisavô dele.
Foi em 1846 que Dr. Mattos desenvolveu as pílulas que levam o seu nome, ao fazer uma associação da "cabacinha" com a "batata-de-purga", plantas que ele colhera no Sítio Alagadiço Novo de propriedade do Senador Martiniano de Alencar. E elas foram, por muitos anos, o fitoterápico de maior preferência no meio rural do Norte e Nordeste do Brasil. O filho do cirurgião Mattos, Joaquim de Alencar Mattos tornou-se farmacêutico e revestiu as pílulas inventadas pelo pai com prata, para evitar falsificações e fez o registro no Ministério da Saúde em 1908 (reg. N º 5).


A imagem do fruto da Luffa operculata, 
planta vulgarmente conhecida por "cabacinha", 
que entra na composição das "Pílulas do Dr. Mattos"

Ler no blog a respeito do Prof. Abreu Matos (irmão de Dr. Jorge Matos), que foi uma referência nacional no estudo das plantas medicinais.

38 comentários:

Aida Matos Montenegro disse...

A FIEC está montando o museu da indústria. As Pílulas de Mattos tiveram sua indústria e acho que sua memória deveria, estar neste museu.

Estas pílulas receberam premios em algumas exposições em Paris, se não me engano, ainda no século XIX.

Sou filha do Prof Abreu Matos e tenho alguns documentos sobre as famosas pilulas.

No arquivo central existem uma série de documentos que fazem alusão à elas, inclusive porque o filho do cirurgião Mattos tinha criado o Almanaque Mattos.

Gostaria de unir força e conhecimento no sentido de manter viva esta memória.

Trabalho na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e meu nome é Aida Matos Montenegro - 3101 5154

Paulo Gurgel disse...

Minha cara Aída,
Você conta com o meu apoio pessoal e com os espaços de meus blogs "EntreMentes" e "Linha do Tempo" em seus esforços para preservar a memória das "Pílulas do Dr. Mattos", nisto se incluindo a exposição sobre a indústria deste fitoterápico no Museu da Indústria da FIEC (em fase de organização).

JúnioR Alencar disse...

mauricio disse...

Pra que serve?

Paulo Gurgel disse...

Servia como analgésico, anti-inflamatório, diurético, laxante etc.
Essas pílulas foram muito populares no passado quando não havia o rigor científico como o que se exige para os atuais fármacos.
A Anvisa já proibiu o comércio deste produto.

Lucio alencar disse...

Adorei saber que tem alguem ainda vivo desta grande pessoa nao sei como contribuir. Para esta tese ou nao sei o que mas se presizar de mim estou sempre a dis posiçao. Desculpe os erros ortograficos. D t a

Lucio alencar disse...

Mais se encontra no mercado pararelo iiiii e muito bom pois 9o pessoas que. As usam e pela fe i deus esta a toda prova...... Ou nao ?

Unknown disse...

Muito valor para a medicina fitoterapica, devem sim trabalhar para que todos conheçam.
Parabéns à família Matos, pelo orgulho de seu antepassado.
Não conheço o produto, não sou do noroeste, gostaria muito de mais informações.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorgiana disse...

Serve para acabar com vermes de gatos?

Unknown disse...

Qual é aparência dessa pílula, porq no meu Estado é preta dura muito estranha, estou com bronquite e gostaria de tomar mas não mim sinto segurar se é original

FlavioSilva disse...

Qual a dosagem para cachorros da pílula do mato?

anttosalao@hotmail.com disse...

Ela é otima para tratar constipação, aranca catarro do peito, diuretico e abre apetite.

Unknown disse...

Essa piula curou a pernamunia que meu filho tinha.hoje ele tinha 1 ano hoje ele tem 17 anos foi curado

Unknown disse...

Aonde consigo encontrar as pílulas do mato ??? Sou de Manaus AM, temos problemas de falta de ar ,e asma e indicaram as pílulas do mato ...

Adel disse...

Encontrei em cas@ de ervas aqui em Belém PA

Unknown disse...

Comprei 1 hoje me custou 3,00 na cidade nova em frente a embeleze. Em manaus.lá vende produtos natuarais

Jack disse...

Só uma serve?

Unknown disse...

Minha irmã tem uma cadela q apresenta algo parecido com micose,olhos inchados e vermelhos,fucinho e orelhas avermelhadas,muita coceira,gemidos.Foi feito exames d calazar com resultado negativo. Então,indicaram a pílula do mato...e por incrível q pareça,hoje dia. 28/1/20,foi dada a ela no período da manhã uma pílula,apresentando grande melhora já a noite.percebemos q a coceira parou e o vermelhidão diminuiu 50%. Acreditamos q com mais algumaa doses, o problema vai ser resolvido.
Seria importantíssimo q tpdos tivesse facil acesso a essa poderosa pílula.

Unknown disse...

Boa tarde, Aila Mato, gostaria de saber onde encontro essa pílula do mato, pois não encontrei mais , não tem , onde encontro.

Eliene disse...

Será que serve Pará vermífugo de animais? Por favor me responda 🙏

Karla Darlene Damasceno! disse...

Aqui onde moro,sempre encontro essas pílulas!!!
Elas são cor de prata!
São muito eficazes!!!!
Geralmente uso em meus cachorros!!!

Unknown disse...

Como faço para adquirir as pílulas do Matos

Unknown disse...

Karla, preciso salvar meus cachorros.

Peço encarecidamente que me ajude a conseguir estas pílulas.

aureniza.lk@hotmail.com

Unknown disse...

Servi sim amada, meu cachorro vive limpo vermifugado mto bonito com pilulspílula do mato

Unknown disse...

GOSTARIA de SABER quantas pílulas por dia posso dar ao cachorro

Anônimo disse...

ANTONIA CELIA , otimo ja usei no meu cachorro ,e hoje comprei para meu gato ,é prata ,4 por 0,80 centavos,onde moro

MENTE FRIA disse...

Aqui na minha cidade próximo a Fortaleza os farmacêuticos da área sempre tem essa pílula do mato pra vender, é um dos remédios mais procurados que tem uma eficácia grande, há anos o meu povo toma essa pílula e ninguém morreu por toma-la, pelo contrário se sentem bem e muito bem.

Aline carvalho disse...

Me disseram que essa pílula do Mato, pode ser usada para tratamento de acnes tbm, é verdade?

Kelly Lopez disse...

Onde posso comprar?

ivonilda disse...

Em Canindé Ceará entrei num mercantil pra comprar açafrão vi pacotinhos de pílula de MATTOS fiquei muito surpresa não esperava
São feitas em Quixadá Ceará
Comprei só um pacotinho não lembro preço só juntei as outras compras
Vou comprar mais e vou tomar
Quando criança escutava falar delas tanto pra pessoas quanto pra animais

Unknown disse...

Quantas doces da piula pode ser dada ao cachorro ?

Unknown disse...

Como e feito a dosagem..?

Unknown disse...

Dizem que pilula do mato e boa pra engorda, como tomo bom meu dia a dia?

Unknown disse...

4 pílula

Marcilene disse...

Mas ele continua sendo vendido,inclusive eu comprei pois estou dando para minhas galinhas que estão com a doença da perna bomba,r graças a Deus está dando certo,meu frango não conseguia nem se mexer,hoje já levanta e está se alimentando,inclusive,já recebeu o nome de matos,kkkk,quem não gostou foi meu cunhado,pois ele é matos,kkkkk

Unknown disse...

Boa noite. E pra gatos qual a quantidade pode dar para inflamação

Anônimo disse...

Serve para acabar com vermes de gato