30 dezembro, 2010

Como engarrafar uma molécula de água

Nos últimos dias, um grupo de químicos conseguiu criar um frasco bem pequeno e nele engarrafar uma única molécula de água.
Saiba como você também pode fazer isso em casa.
Inicialmente, você vai precisar de um fulereno. Mas não é um fulereno qualquer, é um da classe dos esféricos, conhecidos pelo nome de buckminsterfullerenos. Pode ser, por exemplo, o fulereno C60 que tem 60 átomos de carbono. A molécula dele é bem redonda e oca.
O passo seguinte é abrir um orifício no C60 com tamanho suficiente para permitir a entrada de uma molécula de água. A seguir, colocar essa molécula de água - com todo cuidado para evitar o transbordamento - no interior do frasco de fulereno.
E, para finalizar, você deve fechar o oríficio que criou em seu frasco antes de introduzir a água. O ânion fosfato se presta muito bem a esse tipo de vedação. E pode ser tirado e reposto quantas vezes você desejar.

ALT1040

Agora é sério
"Muito bem, para que esta experiência?", alguns podem perguntar. A resposta é: para o transporte e a liberação de moléculas em locais escolhidos do corpo humano, uma propriedade que poderá ser aproveitada em tratamentos médicos.
Post scriptum
Já estava com a presente nota pronta quando tomei conhecimento de um artigo de Guillermo, publicado no blog La Aldea Irreductible. Com o título de El Buckminsterfullereno y el nivel de los políticos, o artigo traz um extrato (em espanhol) da sessão parlamentar de 10/12/1991, na Câmara dos Lordes, em Londres. Na citada sessão, os parlamentares britânicos discutiram se o governo do Reino Unido devia continuar financiando o Dr. Harold Kroto (adiante, Prêmio Nobel em Química) em sua investigação com os fulerenos. Divirtam-se.
Pode se interessar em ver também
A dureza e a beleza, Moléculas divertidas e o Doodle que o Google dedicou aos fulerenos.

Nenhum comentário: