17 janeiro, 2011

Como quebrar a barreira do som... em casa

Podemos pensar que quebrar a barreira do som seja um feito exclusivamente reservado aos aviões supersônicos, mas o fato é que nós provavelmente já o percebemos em nosso quotidiano e até podemos experimentar fazê-lo em nossas casas.
Precisa-se apenas de um chicote. Não, por favor, não é para usá-lo de modo a prejudicar alguém, mas somente para movê-lo e agitá-lo - o que certamente vai produzir um som alto e forte.
Isso, na verdade, é devido ao fim do movimento ondulatório na ponta do chicote, por ter este, ao se mover muito rápido, ultrapassado a velocidade do som.
O chicote foi o primeiro objeto artificial a quebrar a barreira do som. Os cientistas, por volta de 1900, se perguntavam qual a causa desse som. Vinte anos depois, usando a fotografia de alta velocidade, foi revelado que o fato se devia à quebra da barreira do som.
Embora mais lembrados no contexto dos domadores de animais, os chicotes também estão bastante relacionados a ícones da cultura popular como Zorro e Indiana Jones. PGCS

Traduzido de "Cómo romper la barrera del sonido... en tu propia casa", de Eduardo Arcos. In: ALT1040

Nenhum comentário: