04 janeiro, 2011

O logotipo da Rio 2016

Paulo,
O logotipo da Olimpíada é maravilhoso, mas há uma clara derivação do desenho de Matisse (La Dance). Plágio não é, mas o autor deveria revelar sua fonte inspiradora. Seria uma homenagem merecida ao genial francês. Gosto mais dele do que do genioso Picasso, para falar só dos mestres do século XX. O logotipo é tão bom que servirá para fazê-lo tridimensional, como objeto de enfeite e souvenir.
Começou bem a Olimpíada brasileira. Há nele movimento, alegria e colorido. Servirá tambem de piada. O cartola, o político e o empreiteiro dão-se as mãos e colocam o brasileiro na roda pagando a conta dos escândalos e sobrepreços que haverão de vir.
Nelson Cunha
La Dance

Nelson,
O logotipo da Olimpíada é de fato merveilleux. Fará com que logo nos esqueçamos de outro "logo" - de gosto duvidoso. Aquele que atualmente aguarda entrar em campo para simbolizar a Copa Mundial de Futebol de 2014, se bem que ele possa ter sido o resultado de um processo de criação mais penoso. A propósito...
Concordo em que não houve plágio no logotipo da Olimpíada Rio 2016. E não sabemos nós se o autor, ao torná-lo público, não tenha reconhecido o quadro de Matisse como fonte inspiradora.  La Dance, com seus cinco dançarinos de mãos dadas, é uma imagem prêt-à-porter para uma Olimpíada (que envolve os cinco continentes). Não sei como não a usaram antes. No caso da Olimpíada Rio 2016, reduzir a imagem para três dançarinos, foi o que viabilizou colocar a silhueta do supermercado Pão de Açúcar no logotipo. E nisso o autor foi succès.
PG

Nenhum comentário: