23 maio, 2011

Museu Virtual de Brasília

Brasília é uma cidade viva e pulsante. A beleza e a originalidade de seu plano urbanístico e de sua arquitetura renderam-lhe o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, atribuído pela Unesco. O seu Plano Piloto abriga em sua área uma admirável quantidade de obras de arte, para deleite de todo público que passeie por seus eixos, superquadras, setores e quadras comerciais. A associação desses elementos num conjunto arquitetônico e artístico permite-nos percebê-la ao mesmo tempo como urbis e "museu a céu aberto".
Daí, a razão da proposta de um museu virtual como um instrumento de popularização de um acervo museológico, para o qual a cidade participa com seus patrimônios: material, imaterial e ambiental. Um canal de acesso ao conhecimento sobre a Capital e um espaço de construção de saber, memória e de promoção de ações preservacionistas.
Entre os objetivos deste Museu Virtual estão: a divulgação de conteúdos que possam contribuir para atividades de educação patrimonial e para despertar nos visitantes que ainda não conhecem Brasília a vontade de visitar uma cidade que é o resultado da capacidade humana de transformar sonhos em realidade. Foi construída em três anos e meio por 60 mil brasileiros de todas as regiões do país.
Dica da jornalista Mirna Gurgel

Nenhum comentário: