01 agosto, 2011

Nikola Tesla (1856-1943)

Filho de pais sérvios, Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljan, no Império Austríaco, que hoje faz parte da Croácia. Fez estudos de engenharia eletrotécnica em Graz e em Praga (interrompidos) e residiu em vários países europeus. Em 1884, estabeleceu-se em Nova Iorque, onde se tornou assistente do famoso cientista Thomas Alva Edison. Após um sério desentendimento com este, por não haver recebido um bônus prometido por Edison (segundo este, uma brincadeira) por algumas de suas descobertas, Tesla perde o emprego e passa por um período difícil em que realiza trabalhos braçais. Retornando às pesquisas científicas, Tesla produz incessantemente e deixa um vasto legado de contribuições nas áreas de eletromagnetismo, engenharia eletromecânica, robótica, balística, ciência computacional, entre outras.
Vida pessoal
Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo e tinha muitas manias e fobias pouco habituais. Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número fosse divisível por três. Tesla era também conhecido por ficar fisicamente revoltado com relação a joias, sobretudo com brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene e era, segundo a opinião corrente, misofóbico. Por vezes, mostrava traços de crueldade ao expressar abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido a excesso de peso. Era também rápido para criticar as roupas dos outros e, em ocasiões, ordenou a uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido.
Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento de um gato que criara na infância. Ao tornar-se um vegetariano, num artigo no Century Illustrated Magazine, escreveu: "É decerto preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros de abate de animais." Tesla argumentava ser errado comer carne, um alimento caro, quando um número tão elevado de pessoas estava fome. E acreditava que a alimentação vegetal seria "superior a isso [carne] tanto no desempenho mecânico como no mental."
Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas.No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres que disputavam a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico. Na meia idade, ele tornou-se um amigo muito próximo de Mark Twain, passando ambos muito tempo juntos em seu laboratório e em outros lugares.
Era conhecido pela teatralidade com que apresentava suas inovações e inventos ao público, fazendo-o de uma forma artística, quase como um mágico. E isso parecia não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão. Tesla era uma figura complexa. Recusava-se a se proteger de sua bobina (de Tesla) ao bombardear eletricidade através da sala, diante de uma audiência muitas vezes aterrorizada, por confiar que era tudo absolutamente seguro.

Foto do laboratório de Tesla em Colorado Springs, em 1900
Fonte: Wikipédia
19/01/12 - Atualizando...
Uma marca imaginária de cerveja que exalta a rivalidade entre os dois cientistas: Tesla vs. Edison.

Nenhum comentário: