18 agosto, 2011

Plantas que se comunicam

"Avisam umas às outras do perigo iminente, mas não sei como."

O químico e biólogo norte-americano Davey Rhoades infectou com lagartas um grupo de salgueiros (plantas do gênero Salix que vivem principalmente à beira dos rios). Estas árvores se protegeram da praga das lagartas mudando a composição química de suas folhas. Como? Elevando o nível de ácido clorogênico nelas, de modo a torná-las tóxicas para as lagartas (que morreram). Até aí, nada inexplicável. O estranho aconteceu depois, quando Rhoades descobriu que outro grupo de salgueiros, que existia nas proximidades, e que ele não tinha infectado pelas lagartas, também elevara o nível de ácido clorogênico em suas folhas, como se estivesse se preparando para uma agressão iminente. Permanece obscura, para o cientista, a forma de comunicação que existiu entre os dois grupos de árvores.
Usaram assim uma linguagem silenciosa para o ouvido humano.

Árboles parlantes, por Pepe Cervera

Salgueiro branco (Salix alba)
Curiosidade
Hipócrates, o pai da medicina, já conhecia as propriedades analgésicas e antipiréticas do pó da casca do salgueiro. Em 1828, o farmacêutico francês Henri Leroux e o químico italiano Raffaele Piria isolaram o princípio ativo da casca, o ácido salicílico (derivado de Salix, o nome latino do gênero a que pertence o salgueiro). Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (Aspirina), que descobriram ser menos tóxico do que o ácido original. Foi o ácido acetilsalicílico o primeiro fármaco a ser produzido pela indústria farmacêutica e não apenas recolhido já em sua forma final da natureza.

12/05/2013 - Atualizando...
Se você continua achando estranho que as plantas possam "falar" entre si, aqui está algo ainda mais estranho: uma maneira de se comunicarem, umas com as outras, através de uma rede subterrânea de fungos!
Plants Talk to Each Other Using Underground Fungus Network, Neatorama

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

O colega Hugo Mendonça, que reside em USA (of course), enviou-me esta mensagem:
"Very nice Dr. Paulo, I knew some of the history but this is a rather complete and interesting information.(factoid?)"