15 outubro, 2011

Como matar uma lagosta

Há várias formas para se matar uma lagosta, porém a menos cruel é através de um tanque de compressão. Sujeitando-a a uma pressão de água em torno de 40.000 libras por polegada quadrada, a lagosta tem morte instantânea. E, mais facilmente, você poderá retirar a carne que existe sob o exoesqueleto da lagosta.
Mas, digamos que você não tem como produzir pressões maiores do que aquelas encontrados na Fossa das Marianas. Qual é, então, o caminho mais adequado para matar um desses crustáceos deliciosos?
De acordo com Jennifer Basil, professor associado de Biologia de uma Universidade de Nova Iorque, o Brooklyn College, é pela ebulição. Isso porque as lagostas, como a maioria dos invertebrados, não possuem um cérebro no modelo do que nós temos. Em vez de ter uma massa central e grande de neurônios, qual seja, um cérebro único, as lagostas o têm espalhado pelo corpo, em várias massas menores chamadas gânglios.
"Cada segmento da lagosta tem seu próprio cérebro com sua função independente", diz Basil. Por isso, é melhor ferver a lagosta para matar todos os seus mini-cérebros de uma vez. Cortá-la equivale a criar duas (ou mais) lagostas, fazendo-a sofrer mais."

Nenhum comentário: