31 outubro, 2011

Dali Atomicus


Em 1941, o fotógrafo americano Philippe Halsman conheceu o artista surrealista Salvador Dalí em Nova York. E os dois se tornaram "cúmplices" em algumas obras. Em 1948, Halmans fez este trabalho fotográfico, Dali Atomicus, que explora a idéia de seres e objetos suspensos. Há nele três gatos que voam, uma água atirada de um balde, um cavalete, uma cadeira, um banquinho e o próprio Salvador Dalí (que não era de perder uma performance).
O título da foto é uma referência a um trabalho de Dalí, Leda Atomica, o qual pode inclusive ser visto no lado direito da fotografia (atrás dos dois gatos). Halsman fez 28 tentativas para ficar satisfeito com o resultado. Esta é a versão da fotografia, ainda sem retoques, conforme a mesma foi publicada na revista LIFE. Registrada no Copyright Office dos EUA, para efeito de direitos autorais, a fotografia ficou em domínio público por falta de renovação no registro.
Abaixo, Dali Atomicus numa versão LEGO. E, nos arquivos do blog, Voluptas Mors, outro trabalho fotográfico de Halmans - com sete mulheres nuas. E com o Dali, é claro.

Nenhum comentário: