24 outubro, 2011

Um assunto indigesto

Em 5 de junho de 1925, Sir John Bland-Sutton proferiu uma palestra fascinante intitulada "A Psicologia dos Animais Engolidos Vivos" para o Royal College of Surgeons, em Londres, do qual foi presidente. A palestra, que foi publicada no British Medical Journal, tem muita coisa a ser digerida. É rica em passagens sobre rãs, peixes, cobras e, claro, baleias, e traz citações fantásticas. Aqui estão algumas delas:
"Muitas descobertas e observações feitas pelos naturalistas são de pouco interesse para o público, mas a psicologia animal e os caprichos da mente humana são interessantes para todos."
"Quando sentado, em contemplação silenciosa, digerindo o meu jantar, com os micróbios benéficos trabalhando duro dentro de mim, às vezes me pergunto se os animais que engolem suas presas vivas estão preocupados com os esforços acrobáticos de suas vítimas que tentam escapar."
"Um peixe vivo no estômago de um animal deve causar algum desconforto."
"Meditações sobre a psicologia da ingestão sugerem que o mundo animal pode ser dividido em engolidores e engolidos." (*)

(*) O que Sir John Bland-Sutton (fotografado por EntreMentes quando revisava seu último paper) quis dizer com isto: quem não come é comido neste mundo.

Nenhum comentário: