12 novembro, 2011

Cantando Cuitelinho

Fernando Gurgel Filho, de Brasília
Tenho um amigo calhorda que voltou do pantanal contando um monte de histórias. Deve ser histórias de pescador.
Cuiabá, a porta de entrada do pantanal, tem o apelido de Hell City por causa do calor. Para compensar, a cidade tem também o apelido de “cidade verde”, por causa do grande número de árvores.
Mas nunca alguém havia descrito a cidade como o meu amigo calhorda. Segundo ele, descrição feita por um "Homo serelepis", que estava encantado com a cidade e toda a região pantaneira.
Meu amigo calhorda diz, com ironia, que pescar no pantanal é muito bom. Ah, as brigas com os mosquitos, os répteis assustadores, as onças pintadas espreitando, enquanto o pessoal tenta se equilibrar em cima de um barco passando por redemoinhos... Tudo que um ser humano precisa para ficar alerta. Muita emoção!
E o acampamento? Tinha até um lídimo representante da espécime que os seus parceiros bancários chamam carinhosamente de homo-afetivo. Ao acordar, ele saía da barraca como um semeador de brisas frescas numa manhã dominical, saltitante com os pezinhos descalços molhando os dedinhos no orvalho brilhante da relva verdejante e refrescante. Ufa!
E cantava Cuitelinho bem alto: “Eu entrei no Mato Grosso / Dei em terras paraguaias”, frisando cada palavra, não sabia o meu amigo porquê!
Uma noite de lua cheia, após querer entrar na barraca do nosso amigo, sentou-se à beira do fogo e foi logo falando e gesticulando que ficou encantado com Cuiabá que, segundo ele, tem tudo a ver com o seu mundo.
E explica:
"Pra começar é muuuuuuuito quente. Gentein, o que é aquuuuuuilo? E o nome da cidade começa com...? Vejam as duas sílabas iniciais. Mais sugestivo, impossível.
A ave símbolo do lugar – o Tuiuiu – tem um nome meio fora de foco, mas lembra a história do Joãozinho troca-letra: - Joãozinho, você gosta de que? - De tu, fessora. - Obrigada, Joãozinho, de que mais? - De tota-tola e tu, fessora!
O resto do pantanal é uma festa. Os rios só dão pacu e tambacu. Nas matas só se ouve o jacu, a curicaca e o mucurututu.
Está cheia, também, de sucuri e surucucu.
E pra finalizar o povo adoooora comer cuscuz."
Pois é, e o doce e meigo pescador não sabia que Cuiabá tem uma cachaça curtida em... raiz de pica de anta! (arre égua!)
Para quem quiser conferir:


Cachaça de raiz de pica de anta, Bebidinhas

Nenhum comentário: