18 janeiro, 2012

♪Ladeira da Preguiça♪

"Essa música é um problema, levando para o lado Rock é como "Satisfaction", qualquer um que a interprete fica sem sal: "Satisfaction" só serve com Mick Jagger e os Stones, não dá pé com outro, não adianta. "Ladeira da Preguiça" (uma das dez melhores músicas da MPB em todos os tempos) não consegue ser cantada por outra pessoa que não seja a Elis, é claro que isto pode comprometer a imortalidade da obra, Gil deve tê-la composto num dia de Lua, maré, Santos, estrelas, astros, Sol, ventos etc, tudo favorável; porque, se não é perfeita, está muito próxima da perfeição: swing, ritmo, compassos e leveza que só Liszt ou Villa Lobos conseguiriam criar compondo MPB. Além disso, o velho Gil escolheu a Elis, como um Guilherme Tell acertou em grande estilo, pode até ser que enquanto compunha via e ouvia a Pimenta mover-se e cantar, numa faina de Mozart baiano, foi dando forma à obra, até que lhe surgiu esta joia. Quanto a questão da preservação ficaria um desafio; para quem: A virtuosa Mônica Salmaso? Não dá, acho que há problemas de tom. Leila Pinheiro? Poderia ser. Beth Carvalho? Poderia, com algum esforço. João Bosco? Poderia, mas é difícil. Emílo Santiago? Poucas chances. O próprio Gil? Já gravou e é a segunda melhor interpretação. Marisa Monte? Não é exatamente o tom mais favorável, mas do jeito que ela canta e com sua capacidade de criar há muita chance. Caetano? Bom este faz qualquer coisa e sai bem, é uma chance. Maria Rita? Opa! Acho que dá o maior pé. Agora como instrumental tem muita gente capaz, mas imaginem o Nosso Trio tocando esta maravilha. Bem! Que os deuses do bom-senso os convençam, para o bem de todos e da nação amante da boa música."


Acima publiquei um comentário que o internauta ruitevar postou no YouTube. Qualquer música que a Pimentinha um dia tenha cantado virou uma ladeira íngreme para quem se aventure a interpretar.
Há exatos 30 anos falecia a inigualável Elis Regina.

20/01/12 - Atualizando...
Ontem, Nara Leão estaria completando 70 anos se viva fosse.
"Na década de 60, quando queríamos peitar o mundo, ouvíamos Vandré, Vitor Jara ou Violeta Parra. Quando queríamos peitar a hipocrisia dos costumes sociais, Elis Regina etc. Quando queríamos peitar a nós mesmos, só a voz doce de Nara a nos acalentar e refazer a promessa de que a vida pode ser mais inteira." José Carlos Cordeiro Freire

Nenhum comentário: