02 janeiro, 2012

Que é parágrafo?

Parágrafo (do grego: paragraphos, "escrito ao lado") é uma unidade auto-suficiente de um discurso.
O início de um parágrafo é indicado iniciando-se uma nova linha. Em geral, esta primeira linha é recuada. Ocasionalmente, o início de um parágrafo é indicado através de um pé-de-mosca: ¶.
Um parágrafo consiste tipicamente de uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica, acompanhado por detalhes que o complementam. Um parágrafo de não-ficção costuma se iniciar com algo mais geral e avança rumo aos específicos, de maneira a propor um argumento ou ponto de vista.
Cada parágrafo constrói sobre o que veio antes, e prepara para o que vem adiante, e pode consistir de uma ou mais orações.
Wikipédia, revisada

Para ilustrar o tópico, aqui se reproduz uma fotografia do site Titam. A imagem mostra um corpo tatuado com parágrafos, oito ao todo.

Postagem relacionada: Uma revista feita nas coxas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reproduzida no Luis Nassif Online, esta postagem recebeu, em 02.01.12, o seguinte comentário do leitor Eurípedes Ribeiro:
"Nem se me pagassem regiamente, eu jamais iria ler qualquer coisa tatuada no corpo de um homem nu. Nem mesmo se fossem citações kantianas ou marxistas. Agora, no corpo da Juliana Paes eu leria. O difícil iria ser prestar atenção nas letras e entendê-las."
Eurípedes,
Aqui o leitor sempre tem razão. Ou quase sempre.
Separei para você uma mensagem tatuada que você pode ler sem se sentir desconfortável:
http://blogdopg.blogspot.com/2011/11/v-de-veemente.html#links
Um abraço do PG.

Nenhum comentário: