27 janeiro, 2012

Quixadá

É um município brasileiro situado na Mesorregião dos Sertões Cearenses. Uma de suas características mais marcantes são as formações rochosas em diversos formatos, os monólitos, que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja.
Sua população, segundo o Censo do IBGE, alcançou 80.605 habitantes em 2010 - com 67,3 por cento de taxa de urbanização. É um dos centros comerciais mais expressivos do Ceará, para onde afluem as comunidades dos municípios vizinhos, e abriga a sede de diversas faculdades.
Quixadá é também conhecido por ser a terra de escritores como Jáder de Carvalho e Raquel de Queirós. Apesar de haver nascido em Fortaleza, Raquel possuía uma relação muito forte com a cidade, visitando-a frequentemente, quando se hospedava em sua fazenda "Não Me Deixes".
Principais atrações turísticas
- Açude do Cedro
- Pedra da Galinha Choca
- Santuário N.S. Imaculada Rainha do Sertão
- Serra do Estêvão
- Pedra do Cruzeiro
- Chalé da Pedra (foto)
O acesso à cidade de Quixadá, a partir de Fortaleza, pode ser feito pela CE-060 ou pela BR-116, sendo as distâncias pelas duas rotas quase iguais. No entanto, através da BR-116, a viagem se faz mais rapidamente. A cidade dispõe de um bom número de hotéis e pousadas (Elba e eu estivemos hospedados no "Hotel Monólitos", ao lado da Rodoviária), casas de pasto (recomendamos a "Peixada do Abelardo", um restaurante com peculiar decoração, onde nos deliciamos com uma saborosíssima carne-do-sol) e pontos turísticos interessantes, como o Chalé da Pedra (reformado para ser um museu sobre a vida e a obra de Raquel de Queirós) cuja visita consideramos imperdível. PGCS

Nenhum comentário: