19 março, 2012

Saltos livres no espaço

O aventureiro austríaco Felix Baumgartner testou com sucesso, no dia 15, o salto que pode lhe dar o novo recorde mundial de skydiving, modalidade de esporte em que uma pessoa salta de grandes altitudes e faz manobras no ar, antes de abrir um paraquedas.
Felix Baumgartner
Baumgartner (imagem) saltou quando estava a 21,8 km de altitude, em uma cápsula pressurizada conectada a um balão de hélio. O austríaco voou acima de uma zona crítica conhecida como a Linha Armstrong, a partir da qual a sobrevivência humana sem dispositivos especiais é impossível.
O acessório mais importante usado no salto é a roupa que cobre toda a superfície do seu corpo. O vestuário é fundamental para manter o corpo sob a pressão e a temperatura adequadas e também para o fornecimento de oxigênio.
O objetivo do projeto é permitir que Baumgartner salte do balão a 36,5 quilômetros de altitude. O salto não tem data marcada, mas será feito ainda este ano.
Se a tentativa for bem-sucedida, Baumgartner conseguirá bater um recorde estabelecido em 1960 pelo aventureiro Joe Kittinger, que pulou de um balão a 31,3 quilômetros de altura. Kittinger faz parte hoje da equipe de Baumgartner e acredita que todo o esforço do austríaco dará certo.
Lembrando o feito de Kittinger
Joseph William Kittinger II (Tampa, 27 de Julho de 1928), ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos da América, tornou-se famoso por haver saltado de um balão de hélio de uma altitude de 31,3 quilômetros, no dia 16 de agosto de 1960. Ele ficou em queda livre por 4 minutos e 36 segundos e alcançou a velocidade máxima de 988 km/h antes de abrir seu paraquedas a 5.500 m. Ele bateu os recordes para a maior altitude alcançada por um balão, maior altitude de um salto de paraquedas, maior queda livre e maior velocidade atingida por um homem através da atmosfera. O tempo total do salto durou 13 minutos e 45 segundos. Para o Guinness Book, porém, é Eugene Andreev (da antiga URSS) que detém o recorde oficial da FAI (Fédération Aéronautique Internationale) de maior queda livre.
Bônus
Slideshow EM QUEDA LIVRE

Nenhum comentário: