13 abril, 2012

A preocupação de Obama

Fernando Gurgel Filho, um cearense em Brasília
Diz o Xico Sá que o mundo todo tem cara de cearense (in: "A cara de cearense e as outras caras", 27/07/2011).
Também, pudera! Espalharam o bichim por todos os cantos do planeta!
Então, se você chegar ao sertão do Ceará e encontrar o Brad Pitt montado num jegue a caminho do mercado, não se assuste, é apenas um nativo do Crato. Se der de cara com a Jolie varrendo o terreiro no confins de Tauá, "podes crer" que é Dona Fransquinha, que nasceu, se criou e nunca saiu de lá.
Mas não é de assustar que tenha gente parecido com cearense em todo canto, conforme explico abaixo. O que me deixa intrigado é ver o tanto de gente que ainda tem no Ceará.
Não é brincadeira, não.
Quando pretendiam povoar a Amazônia, jogaram um monte de cearenses nos navios e despejaram no Deserto Verde. Segundo Fernandes Távora: "O Tapajós, o Xingu, o Madeira, o Purus, o Juruá, o Javari, o Japurá foram invadidos, penetrados, revolvidos, desbravados, por esses homens desamparados que tinham como único incentivo a sua vontade inflexível de vencer."
Povoaram aquilo tudo de cearense.
Desenho de Percy Lau/IBGE
Quando começaram a industrializar o País, o que fizeram? "Pegaram mão de obra barata - a China ainda não tinha pensado nisso - no ciarazim, botaram nos pau-de-arara e mandaram pro Sul Maravilha" (Henfil). Misturaram cearense com espaguete, chucrute, acarajé e buchada, que aquilo inchou tanto de gente que virou um formigueiro.
Uma explicação histórica: pau-de-arara naquela época era transporte coletivo de araras, a ave, depois que começaram a mandar cearense para o sul virou sinônimo de transporte de gente, que acabou virando sinônimo dessa gente e, bem mais tarde, quando não precisaram mais da gente, virou um pau onde penduravam os que resolviam pensar ao invés de chorar.
Muito tempo depois, gritaram: Vamos fazer Brasília! Onde tem gente com fome? No Ceará, claro! Enche um monte de paus-de-arara com os paus-de-arara tudo e manda lá pro Planalto Central. Eles tão acostumados com mosquito, seca e pau retorcido, que são abundantes na região. Deu tão certo que, além de Brasília, construíram e povoaram Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Candangolândia, Gama, Sobradinho, Paranoá, Estrutural, Recanto das Emas, Santa Maria, Varjão, São Sebastião, Guará, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Águas Claras... Ufa!
E ainda tão povoando o Centro-Oeste! Vide Cidade Ocidental, fundada e construída pelo cearense Cleto Meireles e afundada pelo BNH. Depois vieram Valparaíso, Cidade Osfaya, Águas Lindas, Palmas...
Aí, inventaram de construir uma baita usina hidrelétrica quase no finalzinho do mapa do Brasil. De novo: rebolaram um magote de cabeça chata em Itaipu! Misturaram com um monte de hermanos e fizeram uma salada étnica-etílica de onde resultou a maior geradora de energia limpa do planeta.
Daqui a pouco, até chinês vai se render, porque lá apesar de ter mais de um bilhão de pessoas, estão todos concentrados no mesmo País. Se fizerem um censo do pessoal espalhado pelos quatro cantos do mundo creio que a quantidade de cearense será maior.
E, até hoje, tem cearense se espalhando pelo mundo. Ou antes, melhorando o mundo, claro.
Porisso, creio que o Grande Irmão do Norte não precisa mais se preocupar com a China, não.

2 comentários:

Fernando Gurgel disse...

E olha que esqueci da Guerra do Paraguai, quando levaram um monte de cearense pra lá. Muitos ficaram enterrados por lá, a maioria ficou no Rio de Janeiro, quando surgiu uma das primeiras favelas de que se tem notícia. Até em Santa Catarina largaram cearense. Dizem que lá tem um busto de um herói de guerra cearense. Vou averiguar.

Paulo Gurgel disse...

Tirando leite do pau
"Na formação da população acreana entraram, além dos índios, os nordestinos - principalmente cearenses - que aí chegaram maciçamente durante o período áureo da borracha (1880-1913) e os sulistas, que chegaram maciçamente durante a década de 70 em diante."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acre