26 abril, 2012

Pulcritude e simetria

1
Avaliada por critérios matemáticos, a jovem Florence Colgate,  de 18 anos, foi considerada "o rosto mais bonito da Grã-Bretanha". Florence possui uma simetria facial surpreendente, que remete à proporção áurea descrita por Leonardo da Vinci: a razão da distância entre as orelhas com a distância entre as pupilas segue o padrão 2:1. Além disso, a distância entre os olhos e a boca é de cerca de um terço da distância entre a linha dos cabelos e o queixo - outra medida de pulcritude perfeita!
Florence obteve o título ao disputar um concurso com 8 mil participantes, todas NÃO maquiadas
Pode ser polêmico usar critérios matemáticos para decidir o resultado de um concurso de beleza, mas há de se convir que a moça é realmente bonita.
2
Há quem diga que quanto mais simétrico um rosto, mais atraente ele é. Acreditando nessa hipótese, o artista Julian Wolkenstein criou o projeto Echoism, que transforma retratos em duas versões simétricas. O processo é bastante simples: o Echoism divide a imagem do retrato em dois, duplicando cada metade de forma a criar duas versões simétricas do rosto do retratado.
Será que ficamos realmente mais atraentes?
Confira os resultados atuais do projeto no site.



Comentário de um internauta: Engraçado que só tem tribufu no site!

Posts relacionados

3 comentários:

Nelson Cunha disse...

Pulcritude. Ô palavrinha feia sô!

Paulo Gurgel disse...

Pulcritude é uma destas palavras que colocam EM na primeira página do Google. Na cola de pulcros dicionários eletrônicos.

Paulo Gurgel disse...

Realmente, ela é linda!!!!!!!!!!!!
(comentário de Fátima Barros, por e-mail)