11 maio, 2012

O fim das ideologias?

por Nelson José Cunha
Como sexagenário posso dizer que vivi em dois mundos: o mundo marcado pela divisão ideológica do pós-guerra e o mundo atual em que esquerda e direita viraram apenas rótulos eleitorais. As recentes eleiçōes na Europa revelam um eleitor descolorido: em um país vota-se na esquerda e no outro vira-se à direita. As escolhas são ditadas pelo viés econômico: se a vida piorou com esse governo, vota-se na oposição, seja ela conservadora ou liberal, vota-se sempre em quem promete almoço grátis. O eleitor esquece a ideologia e tambem usa o seu voto como palmatória.
Uma vez no governo, os eleitos, socialistas ou conservadores, governam da mesma maneira, e chegam mesmo a confessar que o radicalismo dos seus discursos era apenas estratégia eleitoral.
O que há em comum entre eles é a tentação em agradar, nada de grandes reformas, mas orientar-se pelas pesquisas de opinião e governar demagogicamente, dando mais do que o Estado pode suportar. É o aclamado "Estado Social" tão admirado, porém mantido com dinheiro emprestado e altíssimos impostos. Joga-se para as geraçōes futuras a conta da vida confortável de hoje. Diminui-se a jornada de trabalho, aumentam-se salários sem o correspondente aumento de produtividade, melhora-se a aposentadoria em valores e abrangência e outras políticas "simpáticas" que levam os Estados Nacionais à insolvência.
É essa a situação atual em que os financiadores da gastança, temendo os riscos de não receberem o que emprestaram, elevam os juros e agravam ainda mais as contas devedoras. Os Bancos Centrais, premidos pelas contas que não param de chegar, emitem freneticamente papel-moeda sem lastro e desvalorizam o que o eleitor tem no bolso. O Estado torna-se um falsário oficial.
Do outro lado do mundo, os asiáticos trabalham, estudam, inventam e inundam o mundo com produtos bons e baratos. O mundo ocidental assusta-se com invasão dos seus mercados por produtos ou serviços com preços invencíveis. Está dado o "checkmate"!

Reforço escolar na China - Foto de uma turma de vestibulandos
que estuda para o Gaokao, uma espécie de vestibular chinês, e, 
ao mesmo tempo, toma uma solução de aminoácidos nas veias.

A economia adoece, a empresa falece e o eleitor se enfurece. Vota-se até no capeta desde que este lhe prometa o céu.
Uma das teofanias do livro de Gênesis dizia :
"Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela fostes tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás."
Em resumo, poderei dizer que todo progresso é falso se não for baseado no suor de cada rosto, nas afliçōes do intelecto, na honestidade dos propósitos e no respeito à natureza porque somos dela e a ela retornaremos.

Nenhum comentário: