04 junho, 2012

A água régia

Quando a Alemanha invadiu a Dinamarca, durante a Segunda Guerra Mundial, o químico húngaro George de Hevesy dissolveu as medalhas dos prêmios Nobel de Max von Laue e James Franck em água régia, guardando a solução numa prateleira de seu laboratório no Instituto Niels Bohr. Após a guerra, voltou ao laboratório e precipitou o ouro para retirá-lo da mistura. A Nobel Society recompôs, então, as medalhas dos Prêmios usando o ouro original.

A água régia (do latim aqua regia, que significa "água real" ) é uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados, geralmente na proporção de 1 para 3. Tem este nome devido à propriedade de dissolver  metais nobres ("régios") como o ouro, a platina e o paládio, embora o tantálio, o irídio e outros metais extremamente inertes possam suportar o seu ataque.
Mesmo que a água régia ataque o ouro, nenhum dos seus ácidos constituintes pode atacá-lo isoladamente. Cada ácido executa uma tarefa diferente. O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula (praticamente indetectável) de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos, que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. E isto permite que o ouro adicional continue se oxidando.
A invenção da água régia é atribuída ao alquimista árabe Geber, foi muito empregada por outros alquimistas e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos. A mistura, que tem coloração amarela, perde a sua força rapidamente e, por isso, deve ser utilizada imediatamente após o preparo. WIKIPÉDIA, modificada

Nenhum comentário: