11 junho, 2012

Canindé

É um município localizado na mesorregião do Norte Cearense, cuja população é de cerca de 80 mil habitantes.
Tem como principal evento cultural a festa do padroeiro da cidade - São Francisco das Chagas -, que se realiza no dia 4 de outubro, e que é popularmente conhecida como a Romaria de Canindé.
A cidade possui também a maior estátua de São Francisco de Assis do mundo, que mede 30 metros de altura.
No último dia 6, entrando por Capistrano e passando por Aratuba, fui rever Canindé. Percorrendo cerca de 60 quilômetros, através de uma bem conservada rodovia estadual, a CE-257, que se estende por uma parte do maciço de Baturité. A paisagem ainda é dominada pelo verde, em contraste com o sertão atualmente ressequido.
Em Canindé, hospedei-me no Aquarela Hotel, que fica no centro da cidade, próximo à Basílica de São Francisco das Chagas. ►
No dia seguinte, fui à estação rodoviária buscar Elba que passaria comigo o feriado de Corpus Christi em Canindé.
Deixando o carro no Aquarela, fomos caminhar pela parte histórica da cidade, esticando o nosso passeio até a Praça dos Romeiros e o Zoológico (o neto Matheus aqui foi lembradíssimo).
À tarde, o "Salão dos Milagres" estava fechado. Elba assistiu à missa das 17h na Basílica e, ao final, integrou-se a uma procissão que, descendo pela rua João Pinto Damasceno, passou em frente ao Hotel.
À noite, jantamos no Aquarius. Descartando a hipótese da Barraca Titanic cujo lema é... "só Deus afunda". Credo!
No dia 8, após o café da manhã, retornamos à Fortaleza pela BR-020. Enfrentando cerca de 130 quilômetros de uma rodovia que, em diversos trechos, está a exigir reparos.

Memória
A fome de votos com a vontade de rezar (o ato litigioso religioso que eu perdi em 2010).

Nelson Cunha disse...
Embora não seja religioso, tenho grande admiração por São Francisco e sua humildade adoçada pelo amor aos animais. Sua oração é linda, mas a face mística e esquizoide do santo nunca me interessou. Francisco sempre foi presente em minha vida, a começar por meu pai, um Francisco e não menos santo. Segue-se a isso, o dia em que nasci: 4 de outubro.
Berrei pela primeira vez, pertinho da igreja de São Francisco, em Ouro Preto, belíssima, e nela fui batizado entre choros e mijos, segundo Dona Lindaura.
Tive um jardineiro que ao me ver com a biografia de São Francisco nas mãos, pediu para lê-la: cedi.
Algumas semanas depois, esse rapaz me surpreende ao dizer que ficou tocado pela história do homem chagado e decidiu largar tudo, inclusive a namorada (uma gatinha), e entrar para a Ordem Franciscana.
Esse rapaz, hoje de fios brancos, dirige uma paróquia importante em Nova York. Frei José Carlos ou Cacau, para quem o conheceu imberbe e tem o direito de chamá-lo assim.
Desde que assumiu a paróquia de Saint Rita em Astoria, NY, vem prestando um magnífico trabalho social a ponto de ser homenagado pela Prefeitura como uma das personalidades do ano.
A igreja me perdeu como católico, mas ganhou, às minhas custas, um grande franciscano.
Boa troca, bela troca, santíssima troca.

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Embora não seja religioso, tenho grande admiração por São Francisco e sua humildade adoçada pelo amor aos animais. A oração é linda mas sua face mística e esquizoide não me interessa. Francisco sempre foi presente na minha vida, à começar por meu pai, um Francisco e não menos santo. Segue-se o dia em que nasci: 4 de outubro.
berrei por primeira vez, pertinho da igreja do santo, belíssima, e fui batizado nela própria, entre choros e mijos, segundo Dona Lindaura. Tive um jardineiro que ao me ver com a biografia de São Francisco, pediu para lê-la,cedi.
Algumas semanas depois, esse rapaz me surpreende ao dizer que ficou tocado pela história do homem chagado e decidiu largar tudo, inclusive a namorada (uma gatinha) e entrar para a Ordem Franciscana.
Esse rapaz, hoje de fios brancos, dirige uma paróquia importante em Nova York. Frei Antonio Carlos. Cacau, para quem o conheceu imberbe e ainda tem o direito de chamá-lo assim.