30 junho, 2012

PROVÉRBIOS. Dicas do Prof. Pasquale

"Hoje é domingo, pé de cachimbo..." e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: "Hoje é domingo, pede cachimbo". Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo (para aqueles que fumam, naturalmente...).No popular se diz: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro".Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???
Correto: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro". Está aí a resposta para meu dilema de infância!.  Eu não sabia e você?
"Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão." Enquanto o correto é:  "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão". Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?
"Cor de burro quando foge." O correto é:  "Corro de burro quando foge". Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???
Outro que no popular todo mundo erra: "Quem tem boca vai a Roma". Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!  O correto é:  "Quem tem boca vaia Roma". Isso mesmo, do verbo vaiar.
Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: 'Esculpido em Carrara". (Carrara é um tipo de mármore.)
Mais um famoso.... "Quem não tem cão, caça com gato". Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho está de bom humor! O correto é: "Quem não tem cão, caça como gato". Ou seja, sozinho!

Dicas do Prof. Pasquale Cipro Neto, repassadas por Márcia Gurgel

3 comentários:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Parabens a Márcia pelas dicas. A transmissão de provérbios, boca a boca, faz isto mesmo, altera radicalmente o sentido original. A empregada de um amigo, a Mirinha, é mestre em repetir erradamente os provérbios que escuta. Isso é motivo para crises de riso aqui em casa. Dou exemplos:

Ela diz:
Trabalhei como um cão deitado ( condenado )
Quem não tem cão, cassa cagado ( com gato )
Quem com ferro fere,com ferro será fudido ( ferido)

E outra tantas que não me lembro agora. Ela faz isso por absoluta ingenuidade,não é por gozacão. Como todos riem, ela acha que o sucesso vem da sabedoria do dito popular.
Bom fim de semana.
Nelson

Paulo Gurgel disse...

Nelson,
Nelson,
Márcia ciente e...
... graças à Mirinha a minha lista de paravérbios aumentou o saldo:
Quem com ferro fere, com ferro será FUNDIDO.
Bom FS.
Paulo

http://preblog-pg.blogspot.com.br/search?q=parav%C3%A9rbios

Nelson Cunha disse...

Esqueci de dizer que o meu filho mais novo ( Diego), tremendo gozador, creio que de estipe paterna, aumentava o estoque de provérbios de Mirinha, aleijando-os de propósito diante dela, para que ela os repetisse já defeituosos.
Brincadeira de crianças que o pai aqui aprovava entre risos. É comum quando os meus quatro filhos se reúnem, levantarem o tema: Os provérbios de Mirinha. Uns de autoria genuína, outros induzidos pela mente galhofeira do Diego.
Dou um exemplo de uma fraude do Diego querendo induzir Mirinha ao erro. Alguns, ela incorporava ao acervo próprio, outros não.
" Coração de mãe sempre cabe mais pum"