23 junho, 2012

RAE. O reconhecimento do termo «blog»

A Real Academia Espanhola (RAE) lançou uma lista de novos termos a serem incluídos em seu Dicionário da Língua Espanhola. Como em cada revisão, alguns neologismos tecnológicos foram incluídos na lista. Destaca-se o caso da palavra blog, definida como um "site que inclui, à maneira de um diário pessoal de autor ou autores, conteúdos de seus interesses, atualizados com frequência e, muitas vezes, comentados por leitores." Além disso, o termo bloguero, definido pela RAE como uma "pessoa que cria ou gerencia um blog" (quando usado como substantivo) ou "pertencente ou relativo a blogs ou blogueros" (quando usado como adjetivo).
Embora fosse de amplo uso popular, a palavra blog ainda não era reconhecida pela RAE por se tratar de um anglicismo, dando-se preferência em espanhol ao termo bitácora en línea. A definição da Academia reconhece a singularidade do blog com relação a outros sites, como é defendida por muitos autores, por aquele apresentar um aspecto mais pessoal, subjetivo, dinâmico e, geralmente, permitir a interação com quem o lê. Assim, o termo blog é agora reconhecido para definir um tipo de espaço de características específicas, que o diferencia dos espaços dos outros sites na rede.

Traduzido da nota La Real Academia Española ya acepta «blog» y «bloguero» en su diccionario, de Pepe Flores. In: ALT1040

Nenhum comentário: