27 agosto, 2012

A pior restauração do mundo

Na terça-feira passada (21), a imagem de uma "restauração" feita por Cecília Giménez, de 81 anos, tomou conta do mundo.
A idosa, ao ver que a pintura estava em mau estado de conservação, decidiu recuperá-la.
Inicialmente, ela contou que decidiu fazer o trabalho por conta própria e sem autorização. Depois, afirmou que o padre da igreja em que a pintura está localizada, em Borja (norte da Espanha), havia dado o sinal verde para que ela o fizesse.
A obra ganhou o apelido de "Ecce Mono". "Ecce Homo" é, tradicionalmente, o nome que se dá às pinturas de Jesus com a coroa de espinhos, antes da crucificação. Na paródia, a palavra "Homo" (em latim, homem) foi substituída por "Mono" (em espanhol, macaco).
Nesta semana, duas restauradoras - desta vez, profissionais - vão examinar a obra para saber se há salvação para o Cristo. Já Cecília Giménez está isolada em sua casa. Segundo familiares, ela teve um ataque de ansiedade ao saber da repercussão de seu trabalho.
Milhares de pessoas já fizeram romaria ao santuário espanhol de Nossa Senhora da Misericórdia, em Borja, na Espanha. Elas precisaram fazer fila na igreja local para ver e fotografar a pintura do "Ecce Homo" "restaurado", que já deu a volta ao mundo e virou febre na internet.
Uma grande série de paródias do "Cristo de Borja", pintura do século 19 feita por Elías García Martínez, já circulam na web. Os ícones parodiados vão desde a "Santa Ceia", de Leonardo da Vinci, passando pela estátua do "Cristo Redentor", erigida no Rio de Janeiro, ao Chewbacca, da série cinematográfica "Star Wars".
Veja abaixo uma paródia em vídeo da restauração, intitulada "Ecce Homo Reloaded":



13/11/2012 -Atualizando...
David Jimenez estava tão eufórico sobre a recuperação de sua esposa, de câncer, que se ofereceu para limpar o grande crucifixo do pátio da igreja de Hudson Valley, onde passou muitas horas a rezar para ela vencer a doença. Com água, sabão e pano, ele estava a esfregar a sujeira da cruz quando a estátua de mármore, de 600 quilos, tombou esmagando sua perna direita. O imigrante mexicano de 43 anos de idade, foi então levado para o Westchester Medical Center, onde os médicos tiveram que amputar a perna ferida. Ele está processando a Igreja Católica.

2 comentários:

Nelson Cunha disse...

O padre que autorizou o " massacre pictórico" é um genio do marketing. O número de turistas aumentou enormemente assim como as doações para a obra de desagravo.

Paulo Gurgel disse...

Nelson,
Você mostra o quadro restaurado de uma perspectiva até aqui ignorada.