28 agosto, 2012

Sua idade em outros planetas

No endereço abaixo, preenchendo a sua data de nascimento no formato MM/DD/AAAA, você pode saber a idade que teria nos vários planetas do sistema solar.
Olhando para os números obtidos, você logo perceberá que está em idades diferentes nos diferentes planetas. Isso levanta a questão de como nós definimos os intervalos de tempo que medimos. O que é um dia? O que é um ano?
A Terra está em movimento. Na verdade, com vários movimentos diferentes, todos ao mesmo tempo. Há dois que especificamente nos interessam. Em primeiro lugar, a Terra gira sobre seu eixo, como um pião. Em segundo lugar, a Terra gira em torno do Sol, como uma bola de espirobol que rodeia a haste central.
A rotação da Terra sobre seu eixo é como nós definimos o dia. Nós dividimos ainda mais este período de tempo em 24 horas, cada um dos quais é dividido em 60 minutos, cada um dos quais é dividido em 60 segundos. Não existem regras que governam as taxas de rotação dos planetas, tudo depende da quantidade de "spin" no material original que entrou na formação de cada um. O gigante Júpiter tem muita rotação, virando uma vez em seu eixo a cada 10 horas, enquanto Vênus leva 243 dias para girar uma vez.
A revolução da Terra em torno do Sol é como nós definimos o ano. Um ano é o tempo que leva a Terra para fazer uma revolução - um pouco mais de 365 dias.
Todos nós aprendemos na escola que os planetas se movem em diferentes taxas em torno do Sol. Enquanto a Terra leva esses 365 dias para fazer um circuito, o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio, leva apenas 88 dias. E o distante Plutão (*) leva 248 anos para uma revolução.

(*) Plutão não é mais considerado planeta.

Nenhum comentário: