03 setembro, 2012

Dinheiro fácil

Em 1728 a cidade de Paris estava inadimplente, devendo um grande número de títulos. (1) Como uma forma de honrá-los, a cidade decidiu realizar uma série de loterias entre os desapontados portadores de seus títulos. Assim, credores seus poderiam, pelo menos, recuperar alguma parte do dinheiro perdido.
Isso foi muito criativo, mas a administração de Paris cometeu dois enganos. Primeiro, ao estabelecer o valor do prêmio da loteria - como uma forma de dourar a pílula - muito superior à soma dos valores dos bilhetes. (2) Segundo, por ter entre seus investidores François-Marie Arouet e Charles Marie de La Condamine, que logo perceberam a tal mancada.
Os dois se associaram para comprar todos os bilhetes, passando a obter um grande lucro a cada mês. Fizeram isso, de forma sistemática, durante seis meses até serem descobertos. Analisada a conduta deles, constatou-se que eles não estavam fazendo nada de ilegal. (3)
Ao todo, os dois faturaram perto de 7.000.000 de francos, dos quais François-Marie Arouet (4) lucrou meio milhão - o suficiente para deixá-lo rico e independente para o resto de sua vida.

Easy Money, Futility Closet

N. do E.
(1) O paradigma para as filipetas, as gonzaguetas e outros títulos caretas.
(2) Fez muita falta o matemático Osvald de Souza.
(3) Espertos e tolos são interdependentes.
(4) Sou fã de carteirinha de Arouet, não porque ele terminou com a carteira recheada. Admiro-o por sua obra filosófica e literária, por sua espirituosidade, por sua luta pelas liberdades civis e por sua crítica aos privilégios do clero e da nobreza.
Leia sobre ele, aqui.

Nenhum comentário: