26 novembro, 2012

A recompensa para um escritor

L. Frank Baum tinha 41 anos quando publicou seu primeiro livro. Ao dar uma cópia à sua irmã, ele incluiu uma inscrição pessoal:
"Quando eu era jovem, desejava escrever um grande romance que me desse fama. Agora, que estou ficando velho, meu primeiro livro foi escrito para divertir as crianças. Além de minha evidente incapacidade de fazer qualquer coisa 'grande', eu aprendi a encarar a fama como algo que, quando apanhado, não vale a pena a posse, e que agradar uma criança é uma coisa doce e amável que aquece o coração e traz em si a própria recompensa."
Ele escreveu "The Wonderful Wizard of Oz" ("O Mágico de Oz").


"O Mágico de Oz" no cinema
"The Wizard of Oz" é um filme estadunidense de 1939, produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer. Baseado no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, no qual a garota Dorothy (a menina Judy Garland) é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, leões covardes, espantalhos falantes e homens de lata. "The Wizard of Oz" não foi o primeiro filme em Technicolor, mas fez um uso notável da técnica. As sequências no Kansas possuem um preto-e-branco com tons em marrom, enquanto as cenas em Oz recebem as cores do Technicolor.
No Brasil, Renato Aragão Produções realizou em 1984 uma paródia no cinema com o título de "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz".

Nenhum comentário: