08 novembro, 2012

Os deuses poluem?

Cientistas estão preocupados com a poluição das águas na Índia causada pela imersão de ídolos em lagos e rios e suas consequências para a saúde pública. Eles esperam, talvez orando, que possam harmonizar suas preocupações médicas com as prioridades religiosas da maioria dos hindus.
A maior parte de suas investigações tem incidido sobre as imagens do Senhor Ganesh, o deus com cabeça de elefante, principalmente diante do que acontece no Ganesh Chaturthi, uma celebração anual a este deus, que envolve grandes festas públicas em muitas partes do país.


Os pesquisadores também olham, com muito interesse, os efeitos da imersão de outros ídolos como, por exemplo, os que representam a deusa Durga.
As estátuas multicoloridas dos deuses contribuem para os altos níveis de metais pesados que são encontrados nas águas em que foram imersas. E os autores de um estudo gostariam de "educar os fabricantes de ídolos para que fizessem ídolos pequenos, de argila não cozida e de rápida dissolução, e com pigmentos naturais utilizados em produtos alimentares".

Nenhum comentário: