20 dezembro, 2012

Fatos sobre o café

Diz a lenda que, no século nove, um pastor de cabras etíope descobriu o café, por acaso, ao perceber o efeito dos grãos sobre o comportamento das cabras que os ingeriam.
O café é um psicoativo. Em doses elevadas, pode causar alucinações e apresenta risco de morte. A dose letal de cafeína para um adulto é a que existe em cerca de 100 xícaras de café.
Na antiga cultura árabe havia apenas uma maneira de uma mulher poder se divorciar legalmente: se o seu marido não providenciasse café suficiente.
Um médico francês, que costumava sugerir cafe au lait a seus pacientes, inspirou as pessoas a adicionarem leite ao café. LER: ARTE "EXPRESSO-NISTA"
Voltaire bebia 50 xícaras de café por dia. E Teddy Roosevelt, que consumia um litro por dia, foi outro notável bebedor de café. Não sugiro imitá-los.
Johann Sebastian Bach escreveu uma ópera sobre uma mulher que era viciada em café.


Em 1600, houve uma controvérsia sobre se os católicos podiam ou não beber café. Felizmente, o Papa Clemente VIII disse que estava tudo bem.
O café expresso é regulamentado na Itália por ser considerado um item essencial na vida dos italianos.
No Japão, existe um spa onde você pode se banhar em chá, vinho ou café.
Não importa o que outros digam: a cafeína não pode ajudá-lo a ficar sóbrio.

Extraído de 23 Facts About Coffee: The World's Most Important Beverage, BuzzFeed

Mais café
Segundo Benjamin Franklin, o café é a prova de que Deus nos ama e nos quer ver trabalhando. A bela imagem abaixo é uma micrografia eletrônica de varredura dos cristais de cafeína, essa coisa mágica que faz o café funcionar.


Nas plantas, a cafeína é um mecanismo de defesa. Encontrada em diferentes quantidades nas sementes, folhas e frutos de algumas plantas, a substância age como um pesticida natural que paralisa e mata insetos que se alimentam dessas plantas.

Caffeine Crystals, Neatorama

Nenhum comentário: