06 dezembro, 2012

Oscar Niemeyer (1907-2012)

Oscar Niemeyer em madeira vazada
por Edil Figuerêdo
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira (dia 5). Ele tinha 104 anos e estava internado, desde o início de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.
Nascido Oscar Niemeyer Soares Filho em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer foi o principal arquiteto brasileiro da história.
Formou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes em 1934 e, dois anos depois, integrou a comissão criada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, sob a supervisão do arquiteto suíço Le Corbusier.
Entre 1940 e 1944, projetou, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o conjunto arquitetônico da Pampulha. As construções são um marco em sua obra, porque pela primeira vez utiliza superfícies curvas, explorando as possibilidades plásticas do concreto armado.
Em 1947, é convidado pela Organização das Nações Unidas a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo.
Em 1956, o presidente da República, Juscelino Kubitschek, o convida a colaborar na construção da nova capital do Brasil, Brasília, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Em 1958, é nomeado arquiteto-chefe de Brasília, para onde se transfere e permanece até 1960.
Entre os projetos mais importantes de Niemeyer destacam-se o Parque Ibirapuera, em São Paulo, de 1951; a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, de 1965; a Escola de Arquitetura de Argel, na Argélia, de 1968; o Memorial da América Latina, em São Paulo, de 1989; e o Museu de Arte Moderna, em Niterói, de 1996.
Fonte: Úlimo Segundo

Em seu Gente de Mídia, às 23h08, observou Nonato Albuquerque que, no Wikipédia, a informação sobre a morte de Niemeyer (às 21h55) já estava agregada à biografia do arquiteto. Isso só aumenta a suspeita de que "há alguém por lá que mata as pessoas".

BLOGS. Irreverência como receita médica
O doutor Paulo Gurgel, além de renomado na área médica, é um blogueiro de mão cheia e muito espirituoso. Seu 'EntreMentes' nos ganha a diária atenção. Seus 'posts' são curiosos, inteligentes e redigidos, como manda todo receituário médico, com doses de bom humor e informação confiável. Vez em quando, ele escreve em nossos comentários como hoje ao se referir ao 'post' do Wikipédia.
Nonato Albuquerque

Falando em Gente de Mídia
Foi o site em que eu tomei conhecimento do verdadeiro motivo da "convocação extraordinária" de Niemeyer. Tem o Calendário Maia na jogada, segundo o chargista Sinfrônio.

Nenhum comentário: