28 fevereiro, 2013

Acredito no ser humano

Título alternativo: A chave do sucesso
por Fernando Gurgel Filho
Sou um dos maiores defensores do ser humano.
Acredito em sua evolução, rumo a uma espiritualidade que transcende o meramente material, financeiro, patrimonial e político, dentro de um contexto em que essa transcendência seja determinante e envolva todos os atos do ser humano, em sua trajetória em busca de um nível superior de consciência e fraternidade. (Putz, hoje tô mais epilético, dialético e dispéptico do que nunca.)
Todo este besteirol acima é para falar da seriedade que representa o ser humano no ambiente terrestre e de como ele evolui em linha reta, sempre em direção ao solo, não sei se por força da gravidade ou por causa do peso da fraude que se perpetua.
Ora, apenas uma análise superficial do comportamento de nossos ancestrais nas rotinas do dia a dia, e já veremos o quão evoluídos já somos.
A maioria da nossa elite empresarial, política e intelectual, descende de comerciantes, fazendeiros, bancários, servidores públicos... Gente que foi como a gente e que nos criou e educou, enfatiza um grande empresário.
Gente que vendia quilos de 800 gramas, colocava água no leite, fazia pequenos gatos na rede elétrica para alimentar o forno da padaria e do restaurante, receitava falsos medicamentos para emagrecer, embelezar, dormir etc. A lista é enorme. Deve incluir, também, os que passavam rasteiras profissionais nos colegas, atropelavam o bode do vizinho nas rodovias e colocavam a carcaça na carroceria, deixavam seus sócios na miséria e apropriavam-se de aposentadorias dos pais...
Mas seus descendentes evoluíram muito. Estão a anos-luz dessas práticas criminosas. Hoje, estão cuidando de licitações, de almoxarifados de hospitais e órgãos públicos, são políticos e servidores públicos bem sucedidos, têm empresas de genialidade indiscutível que faturam milhões de reais, assim, do dia para a noite, cuidam de associações, igrejas e ONGs que os tornam milionários da noite para o dia etc. Eles se esforçaram muito na direção do aperfeiçoamento pessoal e alcançaram o segredo do sucesso: a Chave do Erário Público.
E a evolução não deve parar por aí, pois o mundo é o limite.
Por isso acredito tanto no ser humano.

Nenhum comentário: