07 março, 2013

O superpoder do ouvido absoluto

Apenas uma em cada 10 mil pessoas tem essa capacidade, quase sobre-humana: o chamado ouvido absoluto (perfect pitch, em inglês). Basicamente, é a capacidade de identificar uma nota musical sem nenhuma referência externa, e até cantá-la - o que, devido à forma como as notas musicais e as escalas funcionam, não é tão simples.
As pessoas que têm o ouvido absoluto - elas nascem com ele - conseguem identificar uma nota ou várias ao mesmo tempo (como as notas que fazem parte de um acorde no piano ou na guitarra). Também podem identificar a que nota corresponde o ruído de uma campainha, de uma sirene ou de uma buzina de um carro.
O ouvido absoluto é geralmente considerado uma benção, mas, às vezes, se torna uma maldição. Imagine alguém ir a um concerto e ouvir perfeitamente quando um dos músicos desafina... Isto é algo que pode se tornar insuportável. A ponto de alguém dizer que "preferiria poder ativá-lo e desativá-lo em minha cabeça".
Em geral, este "superpoder" oferece vantagens e, por isso, é mais frequentemente observável nas pessoas que se dedicam à música.
Casos célebres: Wolfgang Mozart, Ludvig van Beethoven, Frederic Chopin, Nat King Cole, Stevie Wonder, Barbra Streisand, Frank Sinatra, Yo Yo Ma e Mariah Carey.

Nenhum comentário: