01 março, 2013

Sacos de dinheiro

Circula na internet um boato com o seguinte teor:

"Este ano (2013), março terá 5 sexta-feiras, 5 sábados e 5 domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como money bags (sacos de dinheiro)."

Pegaram um fato ocasional, inventaram um número (823), um nome em inglês e espalharam na internet. Ninguém se preocupou com as contas, nem estranhou se tratar de um período tão grande.
Nem ao menos checaram os calendários. Muitos simplesmente acreditaram.
Esse fato vai se repetir toda vez que março começar numa sexta-feira. E isso é bem mais frequente do que a cada 823 anos. Em março de 1985, por exemplo, aconteceu (confira aqui).
De um ano para outro, o dia da semana em que um mês começa avança um dia. Em anos bissextos, o início do mês avança dois dias da semana, exceto para janeiro e fevereiro, em que esse avanço duplo é percebido no ano seguinte. Se não fossem os anos bissextos, a cada 7 anos tudo se repetiria, pois o calendário teria passado por todos os dias da semana. Como os anos bissextos mudam esse comportamento a cada 4 anos, podemos dizer que todo o conjunto do calendário, incluindo anos bissextos, se repete regularmente no MMC entre 7 e 4, isto é, a cada 28 anos.

Post relacionado: Reciclagem de calendários

Nenhum comentário: